O vocalista Steven Patrick Morrissey, mais conhecido como Morrissey, nasceu em 22 de maio de 1959, na cidade de Manchester, Inglaterra.
Aliás, Manchester deve ser a cidade com o maior número de rockstars por metro quadrado. Mas em todo caso, isso é assunto pra outro dia.
Pois bem. No começo dos anos 70, Mozz esteve em uma banda chamada Wild Ram, mas logo depois mudaram o nome pra Not Sensibles.
O que na verdade chega a ser um tanto quanto irônico, uma vez que Morrissey é conhecido por suas letras poéticas e sensíveis.
Adiante, a banda mudou de nome mais uma vez, para Ed Banger & The Nosebleeds. Naquela época, a formação da banda tinha Eddie Garrity nos vocais e Vini Reilley na guitarra.
Em 1977, ambos sairam da banda e Morrissey passou a cantar. Tendo acontecido isso, eles mudaram a banda para apenas The Nosebleeds. Nessa fase de transição da banda, entraram três integrantes: Pete Crooks no baixo, Toby na bateria e Billy Duffy na guitarra, sendo que este último se tornaria membro do The Cult anos mais tarde. Mas em todo caso, o grupo acabou não dando certo e teve seu em 1978.
Em maio de 82, Mozz foi apresentado a um guitarrista chamado John Marr. Nascia aí uma das parcerias mais bem sucedidas da história do rock n' roll. Naquela época, Marr trabalhava em uma loja de roupas e estava procurando alguém que pudesse escrever letras para suas músicas. Sendo assim, os dois uniram forças e em pouco tempo já tinham algumas canções.
De início, a intenção era escrever as músicas e ganhar algum dinheiro vendendo-as para outros artistas, mas logo essa ideia foi descartada. Então, eles procuraram procuraram por um baixista e um baterista e logo que encontraram, montaram uma banda.
O nome? The Smiths, que era absurdamente óbvio e simples para a época se comparado com os nomes complicados e pomposos de outras bandas.
O guitarrista John passou a se chamar Johnny e Steven Morrissey apenas Morrissey. Os outros membros da banda eram o baterista Mike Joyce e o baixista Andy Rourke.
Já em outubro de 82 eles finalmente fizeram sua primeira apresentação. O primeiro single da banda foi lançado menos de um ano depois, em maio de 83. Ainda no mesmo ano, mais precisamente no dia 18 de maio, eles gravam o primeiro BBC Sessions, que posteriormente seria tocado no John Peel Show. E no mês seguinte, a banda assinou com a Rough Trade Records.
No dia 3 de junho a banda tocou no Birmingham Fighting Cocks, onde a lendária Joy Division fez sua estreia seis anos antes.
O tempo foi passando e nada de tão importante acontecia com a banda. Mas em outubro isso mudou, quando foi lançado o terceiro single, This Charming Man. A música alcançou um enorme sucesso e vendeu horrores, se tornando o single mais vendido da pequena Rough Trade Records.
Em fevereiro de 84 eles finalmente lançam o primeiro disco, simploriamente intitulado de The Smiths. Entretanto, a expectativa criada pela imprensa especializada foi tanta, que os resultados foram um tanto quanto decepcionantes. Inclusive, se não fosse o single Heaven Knows I'm Miserable Now, talvez a banda tivesse "fechado as portas". A b-side do single era uma música chamada Suffer Little Children, que acabou chamando a atenção da mídia e tornou os Smiths interessantes novamente.
No dia 19 de abril eles iniciaram uma mini tour pela Europa. Já no mês de agosto, How Soon Is Now? foi lançada como uma b-side de William It Was Really Nothing.
Naquele momento, as coisas tinham mudado de figura pros Smiths, afinal, eles eram um grupo bem mais conhecido e estavam sendo cotados como uma promissora banda da Inglaterra. Então, eles entraram no estúdio e gravaram o novo disco e a coletânea Hatful of Hollow foi lançada em novembro de 84. O disco continha canções do primeiro álbum e outras inéditas, inclusive a cultuadíssima How Soon Is Now? que porém, faria sucesso um ano depois, no álbum Meat is Murder.
Naquele momento, as coisas tinham mudado de figura pros Smiths, afinal, eles eram um grupo bem mais conhecido e estavam sendo cotados como uma promissora banda da Inglaterra. Então, eles entraram no estúdio e gravaram o novo disco e a coletânea Hatful of Hollow foi lançada em novembro de 84. O disco continha canções do primeiro álbum e outras inéditas, inclusive a cultuadíssima How Soon Is Now? que porém, faria sucesso um ano depois, no álbum Meat is Murder.
Em junho de 86 foi lançado o que é considerado por muitos como o trabalho mais conceitual e ambicioso da banda, The Queen Is Dead, que além da faixa título que é incrível, trazia também a belíssima There is a Light That Never Goes Out.
Os Smiths partiram então para uma turnê nos Estados Unidos para divulgar o novo trabalho. No dia 20 de outubro seria a vez de lançar o single Ask.
No dia 23 do mesmo mês a banda tocou no National Ballroom Kilburn, e 14 das músicas tocadas são posteriormente usadas no disco ao vivo Rank.
Em dezembro de 86, eles tocam no Anti-Apartheid Movement Concert, em Londres. Seria o último show na Inglaterra. E cinco dias depois, o The Final Peel Sessions foi ao ar.
Já em março de 87, no ano derradeiro da banda, começam as gravações de um novo disco. Dois singles e uma coletânea de b-sides são lançados, Louder Than Bombs (EUA) e The World Won't Listen (Europa).
Tudo estava, de certa forma, correndo bem, até que um dos alicerces decide deixar o grupo. Em agosto de 87 o guitarrista Johnny Marr deixa os Smiths. A banda ainda sim lançou o quarto álbum, Strangeways Here We Come.
Com esse disco, o contrato com a Rough Trade termina e eles pretendiam assinar um novo acordo com a multinacional EMI, mas no entanto a banda se separou definitivamente. Porém, em setembro de 88 foi lançado um disco ao vivo, o anteriormente citado, Rank.
Desde então, os Smiths foram (e são) das bandas mais influentes do mundo, principalmente do que viria a se tornar o movimento indie décadas mais tarde.
Aqui no Brasil, no quesito influência não foi diferente; e talvez a banda que mais se assimile aos rapazes de Manchester, embora seja absolutamente inferior, é a Legião Urbana.