terça-feira, 31 de janeiro de 2012

The Smiths

O vocalista Steven Patrick Morrissey, mais conhecido como Morrissey, nasceu em 22 de maio de 1959, na cidade de Manchester, Inglaterra.

Aliás, Manchester deve ser a cidade com o maior número de rockstars por metro quadrado. Mas em todo caso, isso é assunto pra outro dia.

Pois bem. No começo dos anos 70, Mozz esteve em uma banda chamada Wild Ram, mas logo depois mudaram o nome pra Not Sensibles

O que na verdade chega a ser um tanto quanto irônico, uma vez que Morrissey é conhecido por suas letras poéticas e sensíveis.

Adiante, a banda mudou de nome mais uma vez, para Ed Banger & The Nosebleeds. Naquela época, a formação da banda tinha Eddie Garrity nos vocais e Vini Reilley na guitarra.

Em 1977, ambos sairam da banda e Morrissey passou a cantar. Tendo acontecido isso, eles mudaram a banda para apenas The Nosebleeds. Nessa fase de transição da banda, entraram três integrantes: Pete Crooks no baixo, Toby na bateria e Billy Duffy na guitarra, sendo que este último se tornaria membro do The Cult anos mais tarde. Mas em todo caso, o grupo acabou não dando certo e teve seu em 1978.

Em maio de 82, Mozz foi apresentado a um guitarrista chamado John Marr. Nascia aí uma das parcerias mais bem sucedidas da história do rock n' roll. Naquela época, Marr trabalhava em uma loja de roupas e estava procurando alguém que pudesse escrever letras para suas músicas. Sendo assim, os dois uniram forças e em pouco tempo já tinham algumas canções.

De início, a intenção era escrever as músicas e ganhar algum dinheiro vendendo-as para outros artistas, mas logo essa ideia foi descartada. Então, eles procuraram procuraram por um baixista e um baterista e logo que encontraram, montaram uma banda. 

O nome? The Smiths, que era absurdamente óbvio e simples para a época se comparado com os nomes complicados e pomposos de outras bandas.

O guitarrista John passou a se chamar Johnny e Steven Morrissey apenas Morrissey. Os outros membros da banda eram o baterista Mike Joyce e o baixista Andy Rourke.

Já em outubro de 82 eles finalmente fizeram sua primeira apresentação. O primeiro single da banda foi lançado menos de um ano depois, em maio de 83. Ainda no mesmo ano, mais precisamente no dia 18 de maio, eles gravam o primeiro BBC Sessions, que posteriormente seria tocado no John Peel Show. E no mês seguinte, a banda assinou com a Rough Trade Records.

No dia 3 de junho a banda tocou no Birmingham Fighting Cocks, onde a lendária Joy Division fez sua estreia seis anos antes.

O tempo foi passando e nada de tão importante acontecia com a banda. Mas em outubro isso mudou, quando foi lançado o terceiro single, This Charming Man. A música alcançou um enorme sucesso e vendeu horrores, se tornando o single mais vendido da pequena Rough Trade Records.

Em fevereiro de 84 eles finalmente lançam o primeiro disco, simploriamente intitulado de The Smiths. Entretanto, a expectativa criada pela imprensa especializada foi tanta, que os resultados foram um tanto quanto decepcionantes. Inclusive, se não fosse o single Heaven Knows I'm Miserable Now, talvez a banda tivesse "fechado as portas". A b-side do single era uma música chamada Suffer Little Children, que acabou chamando a atenção da mídia e tornou os Smiths interessantes novamente.

No dia 19 de abril eles iniciaram uma mini tour pela Europa. Já no mês de agosto, How Soon Is Now? foi lançada como uma b-side de William It Was Really Nothing.

Naquele momento, as coisas tinham mudado de figura pros Smiths, afinal, eles eram um grupo bem mais conhecido e estavam sendo cotados como uma promissora banda da Inglaterra. Então, eles entraram no estúdio e gravaram o novo disco e a coletânea Hatful of Hollow foi lançada em novembro de 84. O disco continha canções do primeiro álbum e outras inéditas, inclusive a cultuadíssima How Soon Is Now? que porém, faria sucesso um ano depois, no álbum Meat is Murder.

Em junho de 86 foi lançado o que é considerado por muitos como o trabalho mais conceitual e ambicioso da banda, The Queen Is Dead, que além da faixa título que é incrível, trazia também a belíssima There is a Light That Never Goes Out.

Os Smiths partiram então para uma turnê nos Estados Unidos para divulgar o novo trabalho. No dia 20 de outubro seria a vez de lançar o single Ask.

No dia 23 do mesmo mês a banda tocou no National Ballroom Kilburn, e 14 das músicas tocadas são posteriormente usadas no disco ao vivo Rank.

Em dezembro de 86, eles tocam no Anti-Apartheid Movement Concert, em Londres. Seria o último show na Inglaterra. E cinco dias depois, o The Final Peel Sessions foi ao ar.

Já em março de 87, no ano derradeiro da banda, começam as gravações de um novo disco. Dois singles e uma coletânea de b-sides são lançados, Louder Than Bombs (EUA) e The World Won't Listen (Europa).

Tudo estava, de certa forma, correndo bem, até que um dos alicerces decide deixar o grupo. Em agosto de 87 o guitarrista Johnny Marr deixa os Smiths. A banda ainda sim lançou o quarto álbum, Strangeways Here We Come.

Com esse disco, o contrato com a Rough Trade termina e eles pretendiam assinar um novo acordo com a multinacional EMI, mas no entanto a banda se separou definitivamente. Porém, em setembro de 88 foi lançado um disco ao vivo, o anteriormente citado, Rank.

Desde então, os Smiths foram (e são) das bandas mais influentes do mundo, principalmente do que viria a se tornar o movimento indie décadas mais tarde.

Aqui no Brasil, no quesito influência não foi diferente; e talvez a banda que mais se assimile aos rapazes de Manchester, embora seja absolutamente inferior, é a Legião Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio