segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Duran Duran - All You Need Is Now

No fim do ano passado o Duran Duran lançou seu trabalho mais recente em forma de download digital, em Março desse ano foi lançado o novo disco em formato físico.

Trata-se de All You Need Is Now, produzido por Mark Ronson (Amy Winehouse, Lily Allen, Robbie Williams e Michael Jackson).

Logo na primeira faixa, que inclusive dá nome ao disco, nota-se que o Duran Duran soube se repaginar ao longo dos anos e se adequar as sonoridades mais modernas, mas sem deixar a sua essência de lado.

É bem verdade que o Duran Duran sempre usou muito de batidas futuristas, mas em All You Need is Now isso aparece de forma bem mais atual. Pudera, pois provavelmente os equipamentos usados pela banda e por Mark Ronson são os mais modernos disponíveis.

Por outro lado, algumas velhas formulas do electro-pop que consagraram o Duran Duran nos anos 80 ainda tem presença notável no album. Batidas contagiantes combinadas com guitarras grudentas. Poucas bandas sabem fazer isso tão bem quanto eles.

Uma curiosidade sobre o disco, é que de todos os treze discos de estúdio lançados pela banda até hoje – incluindo este – é que All You Need is Now é o primeiro lançado de forma totalmente independente.

Mas tem uma coisa que deve ser ressaltada: A qualidade do som do Duran Duran nesse disco é algo impressionante. Não que nos outros discos não sejam, mas, não falando apenas de qualidade musical, mas também em níveis de produção. Seria chover no molhado dizer que Mark Ronson é um grande produtor, mas definitivamente, ele acertou a mão nesse disco.

Não só All You Need is Now conseguiu chamar a atenção do mundo para o Duran Duran novamente, mas principalmente seu principal hit, Girl Panic!, que foi censurado pelos canais de música por ser “sensual” demais. Curiosamente, o fato ocorre exatos 30 anos depois de o vídeo de Girls on Film (Rio, 1981) ter sido censurado pelos mesmos motivos.

Algumas partes da mídia especializada afirmaram que se tratava do melhor trabalho da banda desde o seu disco de estreia, Rio (1981). Ao ouvir essa afirmação poderia se pensar que se tratava de um exagero, pois a banda realizou outros grandes trabalhos como Arena (1984) e Notorious (1986).

Pode até não ser o melhor desde Rio, mas sem duvida, se fosse feita uma lista com os cinco melhores discos da banda, All You Need Is Now teria seu lugar lá.

Um comentário:

  1. Informo que o disco de estréia do Duran Duran é o nome da banda: Duran Duran, e não Rio.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio