quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O País das Maravilhas dos Tempos Modernos

De tempos em tempos, alguma tendência imbecil toma conta dos quatro cantos da internet. Duvida? Tirar foto de cima. No banheiro. Com a câmera na frente do espelho. Quem nunca? Salvavam-se poucas almas daquela época. Hoje? Hoje existem duas possibilidades, as pessoas que faziam tudo isso naquela época continuam fazendo, ou então sentem arder o rosto de vergonha só de lembrar.

Com a chegada do Messenger Plus, os nicks coloridos invadiram todas as listas de contatos do mundo. Além das cores, os enfeites como corações e outras bizarrices de mesmo tom deixavam a tela parecendo uma daquelas toalhas de mesa de péssimo gosto que a sua tia avó usa para enfeitar a mesa de natal.

Em todo caso, o fato é que se fossemos colocar na ponta da caneta todas essas tendências que rondaram pela internet, sobretudo pelo Orkut nos últimos cinco ou seis anos, faltaria tempo. E paciência.

Com a decadência do Orkut essas pessoas começaram a migrar para outras redes sociais, primeiro o Twitter, que tem sofrido bastante com a boçalidade de algumas pessoas, mas não tanto quanto o Facebook de Mark Zuckerberg. 

Pobre Facebook, com seus milhares de compartilhamentos de “Humor no Face” (sic).

Um bom exemplo do que tem poluído as páginas iniciais das redes sociais por aí é um texto bastante famoso, chamado "A Sociedade Ignorante." Geralmente ele é utilizado por garotas que nem sabem o que é uma sociedade e porque ela é ignorante.

Trata-se de um texto carregado de sentimentalismo barato e sem embasamento algum, que serve de alento para que estas meninas descarreguem suas frustrações por terem sido rejeitadas por meninos com franja de Colírio Capricho e por serem desconfortáveis com o próprio corpo. Como se isso não fosse o bastante, agora elas resolveram inundar o Facebook – não com o seu corpo de tamanho GG, ou também – com fotos e textos que tentam, inutilmente, convencer a sociedade de que ser gorda é algo bonito. Não é.

Sobre o Twitter; é bem verdade que o microblog anda bastante poluído, com incontáveis perfis fakes, sobretudo daqueles que se escondem atrás de uma personagem de um programa de humor – que de engraçado não tem absolutamente nada – ou então, de fã-clubes de ídolos adolescentes babacas.

E claro, não poderíamos esquecer-nos da maior estupidez dos tempos modernos no que se refere a redes sociais: A literatura. Antes que me atirem pedras, ressalto que, o problema não é gostar de literatura, o problema está na banalização que aconteceu dela. Ainda não ficou claro? Pois bem, o que ocorre, é que todo mundo resolveu gostar de Clarice Lispector. Todo mundo resolveu ter um olhar apurado para a literatura.

Caio Fernando Abreu? Tati Bernardi? Não valem nem o comentário. E na verdade a culpa nem é deles, coitados. A culpa é de quem os cita, usando suas frases de modo que distorcem seus contextos gerais, transformando tudo em uma angústia adolescente imbecil. Isso quando meninas de quatorze anos soltam frases de falso efeito e as creditam (do ato de dar crédito) a estes.

Pois visto tudo isso, a minha impressão, é a de que as redes sociais são o País das Maravilhas dos tempos modernos. Todos são felizes – exceto as gordinhas frustradas – Todos tem olho clínico para a literatura, bom humor e gosto musical apurado. Mas bem na verdade, você pode trocar tudo isso aí por sorrisos falsos e frustrações adolescentes.

Texto com a colaboração da minha futura ex-mulher, Catharina Schoene.

4 comentários:

  1. Falou tudo, a história se repete, e quando à 5 ou 6 anos atrás as redes sociais já eram ferramentas de autoafirmação, hoje em dia ficou pior, só aumentaram as possibilidades de se parecer escroto.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez...afiadíssimo meu querido Javier Freitas Jr. E não sabia que estava prestes a a divorciar-se de sua futura mulher, como assim?
    huhaauhauahua...escreva mais!

    ResponderExcluir
  3. É que meus relacionamentos são tão frustrados - tais como os adolescentes citados no texto - que meus futuros relacionamentos já tem uma possibilidade tão alta de não dar certo que eu já os conto como findados antes mesmo de começarem. Hahahah.

    ResponderExcluir
  4. não posso falar nada pq eu fico o dia todo compartilhando inutilidades do "melhores do twitter" :(

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio