segunda-feira, 27 de agosto de 2012

História do Britpop (Parte 8) - Don't (Gas) Panic!

Chegamos ao ano 2000. Oasis e Radiohead saem da toca e lançam respectivamente Standing on the Shoulder of Giants e Kid A

Por sua vez, o Blur fica só na coletânea óbvia The Best of Blur, que trazia apenas a desinteressante Music is My Radar como inédita. 

O Radiohead, como era de se esperar, vai se tornando cada vez mais experimental, com base nas mentes hiperativas de Thom Yorke e Colin Greenwood

Com isso, a banda vai se distanciando e desassociando seu nome ao movimento cada vez mais.

Já o grupo liderado pelos irmãos Gallaghers enfrentou alguns problemas na construção de Standing on the Shoulder of Giants; a começar pela saída do baixista Guigsy e do guitarrista Bonehead. Nos seus lugares, entraram o já anteriormente citado Andy Bell, ex-guitarrista do Ride e do Hurricane #1 para o baixo e Gem Archer, ex-vocalista e guitarrista do Heavy Stereo.

Apesar da certa desconfiança sobre esse novo trabalho do Oasis, sobretudo pelo mau desempenho de Be Here Now em relação à crítica e sobre os novos rumos que o som da banda estava tomando, Standing on the Shoulder of Giants surpreendeu e foi muitíssimo bem recebido. Há até quem diga que era o disco que eles precisavam para mostrar o grau de maturidade que haviam alcançado. Faixas como Go Let it Out e Gas Panic! garantem as boas vendas do álbum.

Enquanto isso, algumas bandas que ficariam como parte do movimento chamado de Post-Britpop começam a ganhar espaço, tais como Travis e Coldplay, que influenciadas por essa nova fase do Radiohead, deixam as guitarras de lado e investem nos pianos e fazem uma espécie de reedição da Batalha do Britpop de anos antes, mas sem as guitarras e as tiradas ofensivas.

E exatamente como na batalha de cinco anos antes, uma banda limitou sua fama apenas à Inglaterra, enquanto a outra, com mais hits radiofônicos, conseguiu expandir sua fama para o resto do mundo. 

O Travis até tinha uma proposta boa, mas o Coldplay desde o primeiro disco já mostrava que eles eram grandes demais pra se limitarem apenas ao seu país. Logo na saída de Parachutes, a banda emplacou hits arrebatadores como Don't Panic! e Yellow.

Já em 2001 quem começa a querer tomar conta do movimento, é o Stereophonics, que lança, até ali, seu disco de maior êxito, o Just Enough Education to Perform; com destaque para Mr. Writer e Have a Nice Day.

A partir daí o que aconteceu foi o declínio definitivo do movimento. Onde as bandas fundamentais do estilo resolveram experimentar mais em seus discos, deixando a essência do Britpop um pouco de lado. Mas calma que não acabou. Ainda tem um revival, que vai ficar pro próximo post.

Perdeu as partes anteriores? Não tem problema. Segue os links aí embaixo:

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