domingo, 12 de agosto de 2012

História do Britpop (Parte 2) - Anyone Can Play Guitar

Mudança de planos. A parte dois da história do Britpop era pra sair amanhã. Mas, por algum motivo, resolvi postar hoje.

Na primeira parte, foi quase um especial sobre o Stone Roses, banda fundamental do estilo, embora tenha feito parte de outro movimento.

Mas chegando em 1993 é que as coisas começam a tomar forma para o movimento.  O Blur consegue se sair melhor do que dois anos antes, lançando Modern Life is Rubbish, que há quem diga que foi o primeiro disco com a essência do Britpop. 

Mas há controvérsias quanto a isso, pois há quem diga que o marco inicial do estilo foi o debut-album do Suede, que leva o mesmo nome da banda.

Em um caminho diferente, o Radiohead e o The Verve lançavam seus primeiros discos, com uma estrutura mais poética, uma visão pessimista do mundo e até mesmo certa depressão. O primeiro se saiu muito bem, com o emotivo Pablo Honey (1993), que se analisado friamente pode até ser considerado cru se comparado com os trabalhos posteriores do grupo de Thom Yorke

Mas apesar disso, o disco levou a banda ao grande estrelato com o hit Creep e fez com que eles adquirissem a bagagem necessária para lançar seu segundo disco dois anos depois.

Já o The Verve ainda não experimentaria o sucesso. A Storm In Heaven (1993) não é nem de longe considerado um sucesso de vendas, mas em todo caso serviu para dar visibilidade aos rapazes de Wigan, liderados por Richard Ashcroft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio