quinta-feira, 16 de agosto de 2012

História do Britpop (Parte 5) - Caught by the Fuzz

Como você viu na parte 4, 1995 foi definitivamente um dos anos mais gloriosos da história da música britânica.

Já em 1996, a Batalha do Britpop continuou mais forte do que nunca. Oasis e Blur disputavam single à single, disco à disco a primeira posição dos UK Charts. 

The Verve e Radiohead sinalizavam uma vontade de desassociar seu nome ao movimento. E foi aí que uma terceira banda começou a correr por fora e a incomodar.

Essa terceira banda era o Supergrass, que lançou seu primeiro disco, I Should Coco, em 1995; e embora tenha conseguido bons resultados nesse ano, foi só em 1996 que a banda foi realmente colher os primeiros frutos do sucesso. 

O álbum trazia canções consistentes e divertidas como Caught by the Fuzz e She's So Loose, além do hit incontestável Alright, que chegou a desbancar hits da época como Champagne Supernova (What's the Story [Morning Glory?]. Oasis, 1995) e Charmless Man (The Great Escape. Blur, 1995).

Mas embora o Supergrass tenha começado a incomodar e o Blur tenha feito uma concorrência forte, os irmãos Gallagher sairam triunfantes de mais um ano. O carimbo de maior banda britânica e quiçá do mundo para o Oasis veio nos históricos shows de Knebworth. Mais de 2,5 milhões de pessoas procuraram pelos ingressos. Só para se ter uma ideia, um em cada vinte habitantes da Inglaterra tentou comprar as entradas para o show.

Resumindo: Tendo conhecimento desses números da procura pelos tickets, pode se dizer que o Oasis poderia lotar a arena de Knebworth com 125 mil pessoas por nada menos que 21 dias seguidos.

Por outro lado, o movimento expandia os limites musicais. No cinema, o modo de vida dos jovens da época (pelo menos de parte deles), era retratado no excelente Trainspotting. Por linhas tortas ou não, o filme serviu de certo modo como divulgador do movimento no resto do mundo, embora houvesse quem repudiasse o filme até a morte, o acusando de fazer apologia às drogas, especificamente, a heroína.

Perdeu as primeiras partes? Não tem problema, tá tudo aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio