quinta-feira, 23 de agosto de 2012

História do Britpop (Parte 7) - Local Boy in the Photograph

Ainda no ano de 1997, maravilhados com o sucesso de todas essas bandas do movimento, sobretudo o The Verve e o Blur, que haviam lançado suas obras-primas nesse ano, saem os primeiros trabalhos de Stereophonics e Hurricane #1, que ainda apostavam no estilo, embora sua sonoridade se aproximasse mais do Oasis.

Sobre a primeira, há de se dizer que Word Gets Around, seu trabalho de estreia, é um disco bastante consistente, mesclando hits radiofônicos e grandes faixas com guitarras distorcidas.

Não muito diferente da segunda, que era liderada por Andy Bell, ex-guitarrista do Ride. Seu trabalho de estreia, o self-titled Hurricane #1, era ligeiramente mais alternativo, ou seja, não tinha tantos hits em potencial, embora chamasse a atenção pela qualidade das faixas.

Em 1998, para tentar reconstruir a imagem que ficou arranhada com Be Here Now, o Oasis lança uma coletânea de b-sides, The Masterplan, que obtém certo sucesso.

Em 1999, o Blur lança o emotivo e barulhento 13, que trazia Tender, Trimm Trabb e a bonitinha Coffee & TV, com o premiadíssimo clipe da caixinha de leite. Enquanto isso Radiohead e Oasis permanecem em estado de hibernação.

Quem também lança novos trabalhos é o Supergrass, que novamente consegue boas aparições, sobretudo com o hit Mary, o Stereophonics, com o bom Performance & Cocktails; além do Hurricane #1, que lançou seu derradeiro disco, intitulado Only the Strongest Will Survive, fazendo uma espécie de redirecionamento de seu som, trazendo uma roupagem mais acústica e carregado de arranjos de violinos e teclados.

E a título de informação, depois do fim do Hurricane #1, Andy Bell decidiu levar a vida com duas cordas a menos. Largou a guitarra e foi tocar baixo no Oasis, que estava no processo de gravação de um novo álbum, aliás, album esse, que eu vou contar como foi o lançamento desse disco no próximo post.

Perdeu as partes anteriores? Não tem problema. Segue os links aí embaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio