sábado, 10 de novembro de 2012

A História do Glam Metal - Parte 3


1983. A MTV finalmente descobrira a máquina de dinheiro que o glam metal viria a ser, vendendo um estilo de vida bem diferente daquele propagado por artistas como Dio, Iron Maiden e Ozzy Osbourne,  e passou a exibir várias vezes por dia os vídeos do Def Leppard. Aliado a isso, o U.S. Festival, organizado por Steve Wozniak (sim, o inventor da Apple) teve participação de Van Halen, Mötley Crüe e Quiet Riot. Mas o marco do império hairspray foi quando o álbum Metal Health, do Quiet Riot, tirou Thriller (de Michael Jackson, para aqueles que passaram os últimos 30 anos em Marte) do topo das paradas da Billboard.

Assim, as portas foram abertas para outras bandas de Los Angeles que saíram da Metal Massacre conquistarem a emissora e a América: os vídeos de Shout at the Devil (Mötley Crüe), Round and Round e Wanted Man (Ratt) e We're Not Gonna Take It e I Wanna Rock (Twisted Sister) invadiram os lares onde haviam adolescentes nos Estados Unidos.

Com isso, milhares de jovens roqueiros começaram a investir em suas próprias carreiras, descolorindo os cabelos, roubando as roupas de suas namoradas e usando tanta maquiagem que seriam facilmente confundidos com as prostitutas da Sunset Strip. Bandas como Winger, Dokken, Great White, White Lion e WASP pegaram carona no sucesso de seus irmãos e facilitando o caminho para o sucesso. Se por um lado o Mötley Crüe passou um bom tempo tocando por um dólar no Rainbow, bandas que chegaram três anos mais tarde (inaugurando a chamada "segunda onda" do glam metal) percorreram um caminho muito mais fácil, pulando o flerte satanista do início e indo direto para a fase hedonista explorada em Girls, Girls, Girls (1987).

Curiosamente, nenhuma das maiores bandas da segunda onda veio de Hollywood. O Poison, que era bem menos obsceno do que a maioria das bandas da cena, veio da Pensilvânia, assim como o Cinderella, que era bastante influenciado pelo blues. Mas o maior destaque é mesmo o Bon Jovi, de New Jersey, que são literalmente os bons meninos do glam metal. Numa cena onde orgias bizarras envolvendo telefones e guitarras não eram nada incomuns, a banda de Jon tratava de diversão sem drogas, tirando as garotas das garras dos new romantics e as atraindo para o metal, embora com uma veia pop bastante latente. Seu disco Slippery When Wet foi o mais vendido da época, com hits como Wanted Dead or Alive, Livin' on a Prayer e You Give Love a Bad Name.

Devido à alta rotação dos vídeos de bandas glam, a MTV criou um programa especial para eles - o Headbanger's Ball, em exibição até hoje. Na época, o estilo era o mais rentável da indústria musical dos Estados Unidos - lembrando que o pop estava em alta com Michael Jackson e Madonna.

Outras bandas de sucesso na época foram Faster Pussycat, Danger Danger, Lita Ford, Britny Fox, Dangerous Toys e Guns N' Roses. A maioria desses não teve muita relevância histórica no rock - tirando Lita e o Guns. Mas esses últimos, é melhor deixar para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio