domingo, 10 de junho de 2012

David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars

Por: Luis Eduardo Veloso Garcia

Nesta semana um dos maiores clássicos da história do rock completou 40 anos, com direito a uma edição remasterizada pra completar a festa!

Sim, estamos falando do Camaleão do Rock, o grande David Bowie, em sua mais audaciosa viagem conceitual: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars.

No enredo da viagem conceitual-espacial, a vinda do marciano Ziggy Stardust para a Terra, avisando em de forma dolente em Five Years que o fim de nossa existência estava próximo.

Em suas andanças pelo planeta azul, ele fala sobre o amor em Soul Love, descobre o rock em seus mais variados estilos – indo do rockabilly Suffragette City, passando pelo folk em It Ain’t Easy, chegando ao progressivo em Moonage Daydream, indo ao contry em Starman, e chegando ao blues em Rock 'n' Roll Suicide e ao soul em Soul Love.

Forma uma banda, The Spiders from Mars, vira um rockstar, apresenta o glamour e excessos dessa vida, até concluir essa ascensão the rise na grande queda the fall do trágico e inevitável suicídio, tanto na ultima faixa do disco Rock 'n' Roll Suicide quanto no clássico show no Hammersmith Odeon de Londres, em 1973, a última apresentação de Bowie como Ziggy Stardust.

Fazendo deste disco o advento do glam rock dos anos 70, e responsável por influenciar diretamente gerações seguintes do rock (do punk, do metal, do pop, da musica eletrônica, etc.), e não só na musica, mas também na importância que daria ao teatro e a moda para acompanhar a definição de um verdadeiro artista, este álbum – assim como tantos outros do gênio Bowie – é daqueles que definiram os caminhos da indústria fonográfica, e que, claro, continuará fazendo parte de todas as listas de melhores discos de todos os tempos merecidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio