terça-feira, 8 de maio de 2012

Duran Duran - Rio

Rio é o disco mais bem sucedido da longa carreira do Duran Duran. Só isso já bastaria pra dizer que é um disco que merece respeito, e mais do que isso, muita atenção de quem vai ouvi-lo.

Lançado em 1982, foi o segundo trabalho de estúdio da banda a ganhar as lojas. Não diferente do primeiro, o homônimo Duran Duran (1981), este segundo album também foi uma verdadeira fábrica de hits que dominaram as paradas por muito tempo e perduram até hoje nos shows da banda.

A primeira música é a que dá nome ao trabalho, e como também é de conhecimento geral, um dos maiores hits da banda, Rio

Toda trabalhada nos teclados de Nick Rhodes e no baixo implacável de John Taylor, ela traz consigo uma energia que se traduz na sua velocidade, sem contar o refrão empolgante.

Outro hit absoluto foi Hungry Like the Wolf, que segue basicamente a mesma linha da faixa-título. Aliás, é importante dizer que Rio é antes de qualquer coisa, um disco que te deixa pra cima.

My Own Way também foi single. Como o próprio título sugere, ela fala basicamente sobre ter seu próprio caminho, seu próprio jeito de fazer as coisas, o que diga-se de passagem, é uma mensagem bem legal a ser passada em uma música.

Outros grandes destaques desse disco, embora não tenham tido tanta publicidade, mas sempre foram músicas muito queridas pelos fãs e tocadas pela banda até hoje são New Religion e The Chaffeur, que inclusive, fecha o disco.

Mas não tem como falar de Rio sem falar de Save a Prayer. É bem verdade que, por hora, ela diminui o ritmo frenético que a banda imprime ao longo do disco. Por outro lado, não há discussão quando a questão é qual é o maior hit não só desse disco, mas de toda a carreira do Duran Duran.

Nela, mais uma vez o elemento fundamental com que faz com que a música seja reconhecida até os dias de hoje em qualquer lugar do mundo, são os teclados de Nick Rhodes. Lógicamente que o baixo de John Taylor e a maneira singular com que Simon LeBon canta também são adereços a serem devidamente destacados.

Por fim, não há a necessidade de, mais uma vez, recomendar que se ouça Rio. Depois desse desfile de sucessos e o fato de ser o disco de mais notoriedade (com o perdão do trocadilho) do Duran Duran, só resta dizer: Ouça e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio