sábado, 19 de maio de 2012

Antônio Altvater - Medo da Cidade

O músico paranaense Antônio Altvater lança seu terceiro disco solo, Medo da Cidade.

E a começar a análise pelo título do disco, logo nota-se que não é meramente jogado ali. Medo da Cidade é um disco que traz um conceito. Justamente o de medo da cidade.

Numa interpretação mais alta, a ideia é de que a cidade de Antônio é o mundo. A vida de gente grande lá fora, com todas as suas dificuldades e seus percalços.

E essa mensagem é passada logo na primeira faixa, Central, que mistura a mensagem conceitual do disco com crítica social.

Central é a primeira grande faixa de Medo da Cidade. Nela, Altvater consegue acertar a mão encaixando todos os elementos necessários para que uma música funcione bem, que são: Arranjos fortes e consistentes, vocais rasgados e uma letra com conteúdo.

Outro aspecto interessante, é que embora Altvater seja um artista declaradamente folk, ele consegue mesclar influências em seu novo disco. Um bom exemplo disso é Bossa Nova Blues, que como pode se supor, tem uma forte verve de bossa. Com uma gaita de folk adicionada. Resta dizer: A mistura deu certo.

Certa vez, Billy Corgan do Smashing Pumpkins disse que ninguém nunca poderia ser tão original quanto os Beatles, e que o máximo que as pessoas poderiam fazer, era copiá-los.

Em Bússola das Horas, que por sinal é uma das melhores faixas do disco, Antônio faz uma ode ao quarteto de Liverpool, fazendo a introdução baseada em Blackbird (White Album, 1968).

Mas obviamente, o folk é o estilo predominante em Medo da Cidade. Influenciadas pelos sons de Dylan e Cash, temos Falling Back Home e Pássaro Negro, que como pode se supor, é outra referência aos Beatles

Aliás, outro aspecto destacável desse disco, é a variação das letras, que fazem um revezamento entre o português e o inglês.

Um último destaque é Love or Civil War. Primeiramente, por ser notadamente a faixa melhor produzida do disco. Não que todas as outras não sejam bem produzidas, mas essa é mais. Bem mais.

É a única faixa do disco a ter como instrumento fundamental de marcação o contrabaixo, que faz um trabalho como o das grandes linhas de baixo de alguns dos maiores hits do reggae. Aliás, estilo esse bastante presente nessa faixa, inclusive pelo modo da levada do violão.

Medo da Cidade, diferentemente dos dois primeiros trabalhos de Antônio, que são mais um exercício de divulgação do seu trabalho do que álbuns propriamente ditos, este novo trabalho é claramente mais ambicioso do que qualquer coisa que Altvater produziu até hoje.

E a quem interessar saber, Altvater vai conceder uma entrevista ao Dance Para o Rádio, que dentre outras coisas, explicará como foi o processo de composição desse novo disco.

Você pode ouvir Medo da Cidade na íntegra no blog de Antônio, o Sessão Sonora, onde tem agenda, contato e links para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio