E a começar a análise pelo título do disco, logo nota-se que não é
meramente jogado ali. Medo da Cidade é um disco que traz um conceito.
Justamente o de medo da cidade.
Numa interpretação mais alta, a ideia é de que a cidade
de Antônio é o mundo. A vida de gente grande lá fora, com todas as suas
dificuldades e seus percalços.
E essa mensagem é passada logo na primeira faixa,
Central, que mistura a mensagem conceitual do disco com crítica social.
Central é a primeira grande faixa de Medo da Cidade.
Nela, Altvater consegue acertar a mão encaixando todos os elementos
necessários para que uma música funcione bem, que são: Arranjos fortes e
consistentes, vocais rasgados e uma letra com conteúdo.
Outro aspecto interessante, é que embora Altvater seja um
artista declaradamente folk, ele consegue mesclar influências em seu novo
disco. Um bom exemplo disso é Bossa Nova Blues, que como pode se supor, tem uma
forte verve de bossa. Com uma gaita de folk adicionada. Resta dizer: A mistura
deu certo.
Certa vez, Billy Corgan do Smashing Pumpkins disse que
ninguém nunca poderia ser tão original quanto os Beatles, e que o máximo que as
pessoas poderiam fazer, era copiá-los.
Em Bússola das Horas, que por sinal é uma das melhores
faixas do disco, Antônio faz uma ode ao quarteto de Liverpool, fazendo a
introdução baseada em Blackbird (White Album, 1968).
Mas obviamente, o folk é o estilo predominante em Medo da
Cidade. Influenciadas pelos sons de Dylan e Cash, temos Falling Back Home e
Pássaro Negro, que como pode se supor, é outra referência aos Beatles.
Aliás, outro aspecto destacável desse disco, é a variação das
letras, que fazem um revezamento entre o português e o inglês.
Um último destaque é Love or Civil War. Primeiramente,
por ser notadamente a faixa melhor produzida do disco. Não que todas as outras
não sejam bem produzidas, mas essa é mais. Bem mais.
É a única faixa do disco a ter como instrumento fundamental
de marcação o contrabaixo, que faz um trabalho como o das grandes linhas de
baixo de alguns dos maiores hits do reggae. Aliás, estilo esse bastante
presente nessa faixa, inclusive pelo modo da levada do violão.
Medo da Cidade, diferentemente dos dois primeiros trabalhos de Antônio, que são mais um
exercício de divulgação do seu trabalho do que álbuns propriamente ditos, este novo trabalho é claramente mais ambicioso do que qualquer coisa que Altvater produziu
até hoje.
E a quem interessar saber, Altvater vai conceder uma entrevista
ao Dance Para o Rádio, que dentre outras coisas, explicará como foi o processo
de composição desse novo disco.
Você pode ouvir Medo da Cidade na íntegra no blog de
Antônio, o Sessão Sonora, onde tem agenda, contato e links para download.
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