terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia

Algumas pessoas colecionam livros, e estas, dizem que alguns livros não podem faltar na sua prateleira.

Outras pessoas colecionam discos, e se tem um que não pode faltar na prateleira de ninguém, é este.

Lançado em 1985, o primeiro disco do Ultraje a Rigor é sem duvida um dos maiores clássicos do rock nacional.

No título, trata-se claramente de uma provocação de bandas paulistas para com as bandas cariocas, pois na época, havia uma leva de bandas de São Paulo fazendo sucesso no Rio de Janeiro, que assim como Brasília, era uma espécie de berço do rock nacional na década de 80.

O disco é exatamente como a banda e os produtores quiseram: Irreverente, divertido; mostrando que o Ultraje a Rigor veio pra mostrar serviço. 

Uma das curiosidades sobre o álbum, é que há muitas participações especiais, dentre eles: Lobão, Leo Jaime e Herbert Vianna. Aliás, o ultimo contribuiu com a guitarra solo em um dos maiores hits desse disco e de toda a carreira da banda.

Se você já esteve no colégio, já cantou muito isso, seja dentro da sala de aula, ou em excursões escolares. Segue o verso: 
“Eu tinha uma galinha que se chamava Marylou, um dia fiquei com fome e papei a Marylou. Marylou, Marylou, tinha cara de babaca. Marylou, Marylou, botava ovo pela cloaca.”
E diga-se de passagem, que até hoje muita gente canta essa música sem saber de quem é, ou achando que é um “hino de colégio”, assim como Sabão Cra-Cra, posteriormente gravada pelos Mamonas Assassinas.

Aliás, a observar a lista de faixas, pode se dizer que o disco é quase um “Best of” da banda, pois nota-se que é hit atrás de hit, como na sequência Ciúme, Inútil e Marylou.

Para que se tenha uma ideia da grandeza de Nós Vamos Invadir Sua Praia, o disco teve apenas três singles, mas o que aconteceu de fato, é que nada menos do que nove das onze faixas do álbum estiveram entre as músicas mais tocadas do país entre 1985 e 1986.

Outras bandas da época, como o RPM, se baseavam em letras de amor e coisas do gênero, o Ultraje resolveu fazer algo mais difícil. Pois é bem sabido que canções de amor ficam mesmo, e as pessoas cantam depois de muito, muito tempo.

Pois o difícil, é você fazer letras engraçadas, contar as mesmas piadas por 30 anos e ainda sim divertir as pessoas, coisa que o Ultraje a Rigor faz com competência invejável.

Um comentário:

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio