sexta-feira, 30 de março de 2012

Taking Back Sunday - Tell All Your Friends

Muita gente não sabe, mas o Taking Back Sunday é uma banda com muito mais tempo de estrada do que se imagina. 

Prova disso é que no último dia 26 o debut-album da banda, Tell All Your Friends, comemorou dez anos, e é desse álbum que nós vamos saber um pouco mais agora.

O disco foi gravado em dezembro de 2001 e lançado em março de 2002. 

Os trabalhos dele são abertos com uma das músicas mais queridas pelos fãs da banda até os dias de hoje, You Know How I Do; que logo de cara já sintetiza toda a angústia adolescente da época, traduzida em notas agudas e uma pegada absolutamente rápida.

O próximo ponto de destaque é Cute Without the 'E' (Cut from the Team), cuja qual podemos afirmar ser o maior hit da banda antes de MakeDamnSure (Louder Now, 2006). Como era de se esperar, mais uma vez a banda vem numa pegada frenética do início ao fim da faixa. Aliás, o nome do disco é retirado do refrão dela.

Algo a ser ressaltado no som do Taking Back Sunday e que outras bandas, que até chegaram a ficar mais consagradas do que eles ao longo dos últimos anos, é a divisão de vocais nos versos e até mesmo nos refrões. Inclusive com Adam Lazzara e John Nolan cantando ao mesmo tempo versos diferentes.

A faixa seguinte é There is no 'I' in Team. Julgando pelo título, dá pra dizer que Lazzara ou Nolan (ou os dois) estavam com algum problema de exclusão, pela repetição dessa ideia de "fui cortado do grupo" em suas composições.

Pelo começo, Great Romances of the 20th Century chega a dar a impressão de que o disco vai diminuir o ritmo. Ledo engano. Não só o ritmo, bem como a temática do disco mantêm-se firme e forte. Por outro lado, podemos dizer que o mesmo não se aplica à Ghost Man on Third, onde o ritmo é ligeiramente quebrado. Porém, a presença dos vocais gritados ainda é marcante.

Além do bom trabalho feito por John Nolan como segundo vocalista, destaca-se também o seu trabalho na guitarra, que embora não apresente nada virtuoso ou esplendoroso em termos de técnica (como veio a ser com seu substituto Fred Mascherino dois anos depois), mas Nolan limita-se a fazer apenas o que domina. E por consequência, não peca em nenhum momento.

Aliás, o mesmo pode se afirmar de Eddie Reyes, que tem a missão de fazer a guitarra base. Limita-se a fazer o feijão-com-arroz e se sai muito bem. 

Em tons de fim de disco, You're So Last Summer, que inclusive chegou a ser single, é sem sombra de dúvida a música mais cru e orgânica de todo o álbum. Aliás, algo a ser notado é que de todas as faixas de Tell All Your Friends, o baixo mais presente de Shaun Cooper é nessa faixa.

Falando em baixo, não podiamos deixar de citar o trabalho de Mark O'Connell na bateria. Sem sombra de dúvida, se tem alguém que é diretamente responsável pelo ritmo insano que a banda quis imprimir em seu primeiro disco, foi O'Connell.

O gênero do Taking Back Sunday em Tell All Your Friends e até mesmo em seus discos seguintes foi bastante difundido na década que passou, e inclusive chegou a consagrar outras bandas, que acabaram deixando a banda, que foi um das precursoras do movimento, meio à sombra dessa cena toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio