terça-feira, 23 de outubro de 2012

Guns N' Roses - The Spaghetti Incident?

Apesar de ser um disco de covers e versões (sim, tem diferença), pode se dizer que é o último disco em que o Guns N' Roses tinha no seu som a alma genuinamente hard rock, embora boa parte das músicas desse álbum viesse do punk rock.

Lançado em 1993 ainda durante a mega-turnê de Use Your Illusion (1991), The Spaghetti Incident? parecia mais um projeto despretensioso por parte da banda de Axl Rose do que um álbum com o objetivo de atingir grandes vendagens.

E na verdade não era nem um disco para saciar os fãs, era mais uma coisa de satisfação pessoal mesmo, tocar sons das bandas que eles costumavam ouvir na adolescência.

Mas como ainda assim era um lançamento que tinha o peso do nome Guns N' Roses, precisava de alguma faixa que fosse o carro-chefe para segurar as vendas do disco. Por mais que fosse um projeto da banda, aparentemente a gravadora não pensava da mesma forma.

Em todo caso, essa faixa em questão é justamente a que abre o disco, a bonitinha Since I Don't Have You, original dos Skyliners, um grupo da década de 50.

E mesmo na versão dos Guns N' Roses ela soa como uma canção da época. Um pianinho levado por Dizzy Reed e guitarras bem ritmadas por Slash e Gilby Clarke funcionaram bem na proposta de ser o grande hit-single do álbum, mas longe de ser a coisa mais interessante ao longo das "doze" faixas.

O disco traz momentos bem mais empolgantes e com Duff McKagan quebrando tudo no baixo, como em Down on the Farm, do U.K Subs e em Black Leather, dos Professionals.

Aliás, pode se dizer que McKagan é quem mais se divertiu na gravação do disco. O baixista assume os vocais principais em várias faixas, tais como New Rose do The Damned, You Can't Put Your Arms Around a Memory do Johnny Thunders, além da já ligeiramente mais conhecida pelos fãs, Attitude, dos Misfits, que ele cantava bastante ao vivo sobretudo depois da saída de Izzy Stradlin da banda, em idos de 1991.

Matt Sorum também tem seu momento de destaque no disco. A versão um pouco mais acelerada de Hair of the Dog do Nazareth mostra que o baterista sabe aliar técnica à velocidade. Não à toa, a faixa foi um dos outros singles no álbum.

E o que dizer de Axl Rose? Acharam que eu esqueceria dele, não é? Impossível. Pois lembram-se ali em cima que o número total de faixas do álbum está entre aspas? Pois é. Mesmo sendo um disco bem menos pretensioso, mesmo que ele não tenha sido agraciado com uma turnê para promovê-lo, ainda se tratava de um disco do Guns N' Roses, liderado por Axl Rose. Ou seja, é claro que iria ter alguma polêmica. E teve.

Apesar dos protestos dos outros membros da banda, Rose inlcuiu como faixa escondida Look at Your Game Girl, composta pelo assassino Charles Manson, que dentre outros crimes, é acusado de liderar o assassinato da atriz Sharon Tate, esposa de Roman Polanski.

Não era a primeira vez que Axl colocava uma faixa num disco sem o consentimento dos outros membros da banda. Em Use Your Illusion II ele tratou de enfiar a horrorosa My World como última faixa.

Quando perguntado sobre a polêmica em torno da faixa, Axl explicava que só gravou a faixa por ter achado que se tratava de uma composição de Dennis Wilson, dos Beach Boys.

Sobre as vendas, para o poder de fogo que o Guns N' Roses possuia na época, os números podem ser considerados decepcionantes, apesar de terem conseguido alcançar bons números como na lista da Billborard, embora este fato tenha-se resumido apenas à primeira semana de lançamento.

E sobre o disco de modo geral, não há possibilidade de compará-lo com os discos anteriores da banda, pois claramente não trata-se de um disco de hard rock, embora essa roupagem tenha sido usada em várias versões feitas pela banda. Mas em todo caso, é um bom disco, vale ouvir. Não é espetacular, mas é bom. É divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio